top of page

Gestão Eficiente = Empresa Saudável Financeiramente

Uma Gestão Financeira eficiente é um dos pilares que sustentam uma empresa, estando ela em qualquer setor de atuação.

O objetivo da Gestão financeira é controlar e analisar as atividades econômicas que acontecem na empresa, permitindo uma estruturação plena do setor financeiro. Ou seja, a Gestão Financeira permite que você monitore e organize as entradas e saídas de forma sistêmica e visual.


Mas, toda empresa sabe fazer essa organização? E a resposta é NÃO! Várias empresas cometem um grande erro: muitas vezes o setor financeiro não sabe quanto sua empresa tem para pagar e para receber no mês. Esse controle dos elementos de contas é ponto fundamental para avaliar a situação do negócio e, assim, os gestores podem tomar decisões mais assertivas.


Contas a Receber são entradas previstas no caixa de uma empresa, ou seja, todos os valores que a empresa pode colocar em seu planejamento financeiro, pois já estão certos os seus recebimentos. Um exemplo são parcelas a receber de clientes que realizaram compras a prazo.

Já, as Contas a Pagar são todos os encargos que uma empresa tem, seja com materiais, funcionários, contas fixas como água e luz. Elas representam as obrigações financeiras que a empresa assume.


Ambas as contas formam um quadro de previsões operacionais, mostrando já no início de um determinado período, quais vão ser os custos e ganhos da empresa. E claro, esses números podem ir se alterando de período em período.

Nos dois casos, em contas a pagar e receber, a empresa já sabe no início do mês, por exemplo, quanto dinheiro será destinado para pagar salários e encargos e com base em experiências anteriores, de mês ou ano, também pode projetar a quantidade de vendas que espera para aquele mês, ou quais parcelas receberá de compras que já foram efetuadas anteriormente.


O controle de contas a pagar e a receber deve se tornar uma tarefa rotineira da organização.

Estando sempre atualizados, esses valores se tornam um norte para os gestores, estando disponíveis para fundamentar processos decisórios. Ao conhecer e separar as duas contas da empresa, o gestor consegue enxergar de forma clara seu fluxo financeiro e pode tomar decisões mais assertivas.


Com o controle financeiro referente às contas a pagar e a receber, uma empresa consegue se planejar para evitar situações inesperadas, elaborar planos para possível falta de dinheiro ou mesmo conferir valores para que não haja erros, desfalques de caixa ou não pagamentos/recebimentos. Além de também poder se planejar para futuros investimentos (marketing, maquinário e até mesmo contratações). Com um controle financeiro bem ajustado é possível visualizar quanto a empresa irá receber e quanto precisará pagar em um período, podendo então, definir se tem dinheiro suficiente para arcar com as obrigações e como se encontra suas contas e caixa.


Para elaborar um controle financeiro mais assertivo, é necessário:


● Prever gastos fixos, variáveis e investimentos do período:

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que ocorrem independentemente da produção ou venda de produtos e serviços. São custos que uma empresa tem todo mês, sem exceção. São exemplos: contas de luz, água e telefone, aluguel e condomínio das instalações, salários e encargos, entre outros.

Assim, é necessário registrar essas contas e lançar o valor estimado nas datas previstas. Os valores são sempre estimados, pois podem ocorrer eventos que provoquem a alteração desses totais, como por exemplo, a contratação de novos funcionários, que desencadeia em um aumento no quadro de funcionários, aumentando assim a despesa fixa da organização.

Em relação aos custos variáveis, a previsão se torna um pouco mais difícil de ser realizada, já que envolvem uma estimativa da demanda no período. Por isso, ter uma previsão mais genérica é essencial, tendo em mente que estes valores podem se alterar com maior facilidade.


● Prever recebimentos de vendas

Ainda que não seja um valor 100% correto, é necessário lançar todos os recebimentos futuros das vendas já realizadas a prazo, juntamente com os juros que são cobrados. Além disso, devem ser incluídos até os valores de recebimentos inadimplentes. Nesse momento, os valores lançados são baseados nas vendas, não em previsões. Porém, como consideramos até os valores de inadimplência, existem riscos desses pagamentos não acontecerem.


● Contabilizar novas contas

Toda empresa realiza compras, vendas ou investe em novos serviços. Assim, à medida que novas contas ou vendas vão surgindo, é necessário que sejam lançadas nas contas a pagar ou receber. Além disso, à medida que o tempo passar é necessário atualizar o controle com valores e datas.


Agora, vamos deixar umas dicas, para te ajudar nessa organização financeira:

Não tenha contas a pagar maiores do que contas a receber. Assim, todos os compromissos terão garantia de pagamento;

Sempre separe as contas pessoais das empresariais: quando se mistura tais contas, o empresário acaba perdendo o controle do que é de pessoa física e do que é da jurídica, e isso atrapalha na gestão do negócio;

Conheça o limite de endividamento que sua empresa pode assumir, caso contrário, a empresa pode não ter capacidade financeira para honrar com suas obrigações, podendo desencadear novas dívidas;

Como forma de economizar, pague à vista ou antecipe pagamentos que oferecem descontos;

Pague as contas em dia, assim, sua empresa evita multas e juros, e cria uma imagem positiva no mercado;

Se sua empresa estiver passando por dificuldades, renegocie os pagamentos com antecedência;

Importante! Alinhe a data de recebimento de seus clientes sempre antes dos pagamentos dos fornecedores e até mesmo das despesas fixas. Para que você mantenha sempre um fluxo de caixa saudável, sem a necessidade de aportes externos, seja de investidores, acionistas ou até mesmo empréstimos bancários e EVITE (antecipação de recebíveis - Antecipação de notas com juros).


E é claro, conte com a Sinapse, pois estamos aqui para ajudar com a gestão financeira de sua empresa.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page