top of page

Como montar um plano de negócios eficaz para sua empresa?

Você já deve ter ouvido falar sobre montar um “Plano de Negócios”, mas, você sabe o que isso significa? Ou, também, no que ele pode ser útil dentro da sua empresa?


Sempre que um empreendedor tem uma ideia de negócio e pretende apresentá-la de forma aprofundada, estruturada e organizada para outras pessoas e novos empreendedores, a melhor forma de fazê-lo é através de um Plano de Negócios. Mas, essa ferramenta também é útil para negócios que já existem, como uma forma de organizar ideias e enxergar com maior clareza os principais pontos de um empreendimento, focado em trazer crescimento e melhorias.

Fazer um Plano de Negócios, nada mais é do que analisar o mercado em que está inserido, antecipar situações futuras de riscos ou oportunidades e criar estratégias para lidar com todas as situações. Este documento deixa todos os envolvidos prontos para entender melhor o mercado. Ele é fundamental para estabelecer os parâmetros de como a empresa funcionará e o que ela pretende alcançar.


O Plano de Negócios é um documento de planejamento que irá descrever seu negócio, os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los. Nele, é possível demonstrar a viabilidade do seu empreendimento sob diversos pontos de vista – estratégico, mercadológico, operacional e financeiro, por exemplo. Entende-se então que ele será o mapa que mostrará os caminhos a serem percorridos para que sua empresa dê certo e possa crescer ainda mais.

Mas cuidado! Um Plano de Negócio é um documento real, com previsões possíveis, que deve ser escrito a partir de pesquisa e análise de mercado, com informações e dados reais que irão te auxiliar durante um período de tempo.


Além do lançamento ou crescimento de uma empresa dentro do mercado, existem muitas outras vantagens na elaboração de um bom plano de negócios, como:

- Elaboração de simulação de cenários favoráveis e não favoráveis;

- Conhecimento de já existentes ou possíveis problemas futuros;

- Organização e alinhamento de informações entre sócios;

- Realização de um acompanhamento comparativo;

- Identificação e correção de desvios através de comparações;

- Obtenção de financiamento ou investimento de terceiros.


Agora, com 5 passos, nós vamos ajudar você a elaborar um Plano de Negócios eficiente:

1. Escolha Uma Metodologia: O primeiro impulso para criar o seu plano de negócios é pesquisar algumas receitas prontas. Os primeiros passos podem ser: Definição da missão, visão e valores, benchmarking, perfil do público-alvo, plano operacional, planejamento financeiro, entre outras seções. Mas, existe a partir dos modelos prontos, a necessidade de ajustar todas as informações dentro do seu modelo de negócios, e ir completando essas lacunas pouco a pouco. O ideal é escolher uma metodologia que ajude você a pensar estrategicamente em seu empreendimento.

2. Entenda As Demandas Do Público-Alvo: Não adianta o empreendedor se apegar a uma ideia que ele considera espetacular se o público-alvo não consegue perceber o valor daquele produto ou serviço. Existe a necessidade de estudar e compreender o consumidor ideal, quais são suas características, seu estilo de vida, seus hábitos, etc. Com esse conhecimento, você entenderá também quais são os desejos e necessidades desse segmento e, consequentemente, suas maiores demandas. O sucesso do negócio depende justamente disso: da sua capacidade de oferecer o que o público precisa ou deseja, que entende como indispensável para sua segurança, saúde, bem-estar, comodidade, felicidade etc.

3. Foque No Diferencial Da Empresa: Mesmo que você ofereça um produto ou serviço relativamente comum e fácil de ser encontrado, é preciso se destacar da maioria com alguma espécie de diferencial. Usa sua criatividade! Faça testes e pesquisas de mercado. É fundamental que a empresa reinvente uma necessidade ou a forma de satisfazê-la. A vantagem para o consumidor precisa ficar evidente, a fim de que ele tenha um motivo claro para escolher o seu negócio, e não os concorrentes.

4. Preveja Diferentes Cenários: É importante se planejar de forma realista, prevendo tanto cenários favoráveis quanto desfavoráveis. Além de ninguém ter certeza do que pode acontecer e de qual será a recepção do público à sua ideia, ainda existe todo um cenário político e econômico que interfere nos resultados. É de extrema importância conseguir identificar quais áreas vão precisar de um suporte adicional se os resultados não forem exatamente os esperados.

5. Defina Métricas Para Monitorar Os Resultados: Você só poderá medir o sucesso de suas ações, se estabelecer métricas sobre as ações da empresa. As métricas estabelecem alvos concretos que você pretende alcançar, dentro de prazos determinados. A análise pode se basear em indicadores de produtividade, qualidade, lucratividade, valor do ticket médio, taxa de sucesso em vendas, etc. O mais importante é identificar se esses números estão dentro do que a empresa estabeleceu como objetivo, e se é possível alcançar esses números realmente dentro do prazo estipulado.


O fato é que não importa a fase em que a empresa se encontra, o que torna um Plano de Negócios realmente aplicável é a forma como ele é elaborado. É comum que os empreendedores não tenham uma perspectiva tão imparcial do próprio negócio, considerando aspectos que podem ser dificilmente aplicáveis, dificultando a montagem real do Plano. Por isso, a consultoria empresarial é altamente indicada. Assim, o empreendedor diminui os riscos de não conseguir explorar todo o potencial que um bom planejamento pode proporcionar.

Errar no papel é bem melhor do que errar no mercado. Entre em contato com a Sinapse, nós podemos ajudar você e sua empresa, sempre!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page