FLUXO DE CAIXA – QUAL A SUA IMPORTÂNCIA DENTRO DE UMA EMPRESA
A expressão “fechar o caixa” faz parte do dia a dia de quase toda empresa ou comércio. Mas, você sabe qual a importância do Fluxo de Caixa para a sua empresa?
O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas mais simples utilizadas na administração financeira. Ele permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa, através de uma relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) e auxilia na tomada de decisões e na melhora do desempenho financeiro através da otimização e alocação dos recursos da empresa em períodos determinados.
Com um bom fluxo de caixa, é possível ter uma visão mais ampla e precisa sobre a situação financeira da empresa, os períodos com ganhos ou despesas maiores e qual o melhor momento para investir ou reter os recursos. Ele é essencial para o controle monetário e deve registrar de forma detalhada os ganhos e gastos, de forma disciplinada, com a menor margem de erro possível.
O fluxo de caixa pode ser utilizado de várias maneiras dentro de uma empresa para otimizar a gestão financeira. Abaixo, seguem algumas dicas de como essa ferramenta pode ajudar a sua gestão financeira na empresa:
● Auxilia no gerenciamento de gastos
Ao fazer uma análise correta do fluxo de caixa é possível identificar gastos desnecessários dentro de algum processo realizado pela sua empresa. Por exemplo, é possível identificar algum setor em que esteja ocorrendo um desperdício de recursos e corrigi-lo, podendo levar a um aumento do lucro.
● Assegura seu controle financeiro
Com o Fluxo de Caixa, há um maior controle das contas da sua empresa, dá pra saber exatamente quanto você está gastando, e para onde esse dinheiro está indo, além de estar ciente de tudo o que está entrando na empresa e de onde vem esses recursos.
● Garante um Planejamento Financeiro
Analisando o histórico de fluxos de caixas anteriores é possível fazer projeções futuras que possam ajudar a empresa a se planejar financeiramente dentro de determinado período. Com essa análise feita de forma correta, o empresário pode fazer uma previsão de receita e de saída para determinado mês, podendo prever impactos futuros, que podem variar desde uma crise econômica até a sazonalidade (que são as variações que influenciam na sua empresa, normalmente climáticas ou de movimento).
● Apoia o processo de tomada de decisão
Os dados retirados de uma análise de fluxo de caixa são valiosíssimos para embasar a tomada de decisão de uma empresa. Uma vez relacionados os históricos de entradas e saídas, dependendo da amplitude das mudanças realizadas, a tendência é que resultados venham a se repetir. Levando em consideração que o futuro pode ser baseado em lições do passado, para haver um planejamento do futuro da sua empresa, é preciso reunir a maior quantidade de informações - atuais e históricas - possíveis.
No geral, o mais indicado é que o fluxo de caixa seja planejado para um determinado período, mas, mesmo assim, gerenciado dia a dia. Isso significa computar as entradas e saídas diárias das finanças do negócio, principalmente com antecedência, ao se fazer os lançamentos em seu sistema você terá uma visão antecipada do que tem para receber de receita e o que tem de compromisso para pagamento.
Uma dica: Liste todas as despesas fixas de sua empresa, lance em seu sistema com a datas de vencimento e replique o mesmo para todos os meses do ano, depois faça o mesmo com as despesas variáveis quando chegarem, pois chegam com no mínimo 15 dias de antecedência. Faça o mesmo com suas receitas fixas e várias e assim você terá uma visão mais clara e antecipada do seu caixa.
O fluxo de caixa possibilita também diversas análises, como avaliar o melhor momento para fazer novas aquisições, repor estoques ou até mesmo fazer investimentos, planejando tudo isso para que os desembolsos ocorram simultaneamente à geração de caixa, evitando que sua empresa fique no vermelho.
Além disso, também é altamente recomendado que um sistema de gestão seja utilizado. Para fazer essa gestão, contem com a expertise da Sinapse Atendimentos e com a nossa mão de obra para gerenciá-lo e alimentá-lo, e assim seu negócio ganhará mais produtividade e você tomara decisões mais assertivas e com dados reais sobre sua operação!
Embora não haja nada de errado com o fluxo de caixa feito à mão, a verdade é que esse processo é mais demorado e menos eficiente, podendo ser ainda mais complicado quando se considera uma empresa com muitas operações ou contas complexas demais. Por isso, gerenciar o fluxo de caixa por meio de um sistema de gestão não só é recomendado como é fundamental para gerar resultados realmente relevantes. Para obter sucesso ao utilizar o fluxo de caixa, é de extrema importância criar uma cultura de planejamento e sistematização na empresa.
Tem alguma dúvida e quer conhecer melhor o nosso trabalho? Entre em contato, a Sinapse pode te ajudar!
Comments